domingo, 30 de janeiro de 2011

Canarinho


Gosto de contemplar as nuvens. Aliás, sempre tive muita admiração por elas.

Flutuam de maneira tão singela nesse azul profundo.

São livres.

Admiro a liberdade.

O Ser - Humano é um ser livre. A liberdade é um atributo do caráter humano.

Queria ser livre como as nuvens. Ser levado pelo vento.

Falando em vento, sempre o admirei também.

Sinto-me bem, com o vento em meu rosto. Sensação de liberdade.

Em minhas caminhadas, gosto de ver o vento tocando a vegetação.

Posso ouvir uma canção divina no farfalhar das folhas.

Até as nuvens sorriem para mim, com suas múltiplas formas.

Todos os sentidos ficam aguçados.

Bem disse o Mestre dos Mestres: “Olhai os lírios do campo”.

Mas, muitas vezes, teimo em me encarcerar.

O homem é livre. Tão livre, que muitas vezes opta por estar preso.

O cárcere da mente é a pior de todas as prisões.

Que criatura é essa que opta pelo sofrimento?

Hoje eu estava triste comigo mesmo.

Decepcionado com tantos dilemas da vida.

Ocasião, em que escutei um canário cantando.

O pássaro cantou de uma forma tão bonita e tão alegre (Era livre)

Quanto a mim, estava atrás das grades

(a violência da cidade nos obriga a estarmos reclusos em nossas cadeias residenciais).

Grades não somente físicas, mas também, mentais.

As preocupações, os dilemas, as decepções, as frustrações são prisões mentais.

Lembrei do Mestre: “Olhai para as aves do céu, que nem semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas?”

Obrigado Canarinho por me fazer lembrar o meu valor.


3 comentários:

  1. Muito sábias palavras contida neste texto reflexivo!!Existe várias formas de aprisionar a liberdade de uma pessoa, uma das principais formas sem sobra de duvidas é a que colocamos sobre nós mesmos, devido a nossa maneira pequena de ver e reagir contra os fatos, isso foi muito bem relatado no texto.
    Mas existe outra que hage de forma sutil e subliminar, que causa o aprisionamento dos seres humanos, que seria a escravidão do poder sem controle!
    Esse tema me fez recordar de algo que Já faz aproximadamente uns 7 anos atrás, em uma aula de filosofia um ilustre professor indagava...O que é liberdade?Estamos livres ou temos uma liberdade condicional?E ainda falava que a Princesa Isabel tinha sido muito astuta e cuidadosa ao assinar a lei Áurea em 13 de maio de 1888,para abolir a escravidão no Brasil. Falava isso devido o seguinte argumento: "Professor: A escravidão não teria acabado, ela só mudaria de forma e maneira de agir, ela se transforma em escravidão social com o objetivo de explorar ao máximo do minimo. Funciona assim: Quem tem o poder seria "os donos, ou os que ditam as regras", e quem não tem, seria "os condenados a sujeita-las". Essa é a verdadeira escravidão que vem passando dos séculos até atingir o mundo moderno e fazendo vitimas em todo o lugar.
    Ontém recebi um e-mail que dizia assim: Um parlamentar brasileiro custa para o país R$10,2 milhões por ano, se fizermos as contas o minuto de trabalho é equivalente a R$11.545 mil se fosse aplicado na educação renderia aproximadamente (jogando baixo) 688 professores com curso superior.Ai pergunta-se não cai na escravidão social citada acima? Em problemas sociais como esse, quem sempre sai ganhando é quem tem o controle do poder. Cadê os direitos iguais? Todos tem sua parcela de importância, mas nem todos recebem iguais, por quê?
    Conforme diz uma música: "(...)O motivo todo mundo já conhece, o de cima sobe e o debaixo desce.(...)"

    Não seria uma forma de conter a liberdade?

    ResponderExcluir
  2. Olá Robson!

    Vim retribuir e agradecer seu comentário no twitter. Surpreendi-me com a qualidade de seus posts. Aproveitei para seguir seu blog.

    Se desejar retribuir, seguindo também o meu, ficarei muito honrado.

    www.hermesfernandes.com

    Abraço!

    ResponderExcluir