quinta-feira, 4 de novembro de 2010

A VITÓRIA SOBRE O MAR





Quantas vezes, os mares dessa vida são bravios e tenebrosos. Quantas vezes, as muitas águas quase nos afogaram. Quantas vezes, estamos perdidos no oceano do desânimo ...

O que é o mar? O que são as muitas águas? O que é o oceano?

Ambos substantivos fazem alusão às dificuldades dessa vida, as situações sem saída, ao impossível que tantas vezes teima em bater em nossa porta.

Mas há esperança! O Altíssimo em diversas ocasiões já demonstrou que as muitas águas não poderão afogar a sua graça para conosco.

No passado, o povo de hebreu estava encurralado, de um lado estava o mar vermelho e do outro lado o exército de Faraó. O que fazer? Diante dessa situação Moisés disse ao povo: “Não temais, estai quietos e vede o livramento do Senhor, que hoje vos fará, porque os egípcios, que hoje vistes, nunca mais vereis para sempre. O Senhor pelejará por vós, e vos calareis” (EX 14:13-14). Confia em Deus, visto que ELE é maior do que o problema, incomensuravelmente maior do que as dificuldades. Devemos marchar com os olhos voltados para o nosso Senhor, e o mar se abrirá. Assim como Israel triunfou no passado, também podemos triunfar todos os dias de nossa vida, porque Deus está conosco, confiemos Nele.

O mesmo Deus que operou no mar vermelho, também fez com que o povo de Israel passasse pelo Rio Jordão a seco, para dar passagem à terra prometida. Ultrapasse os medos, ultrapasse a falta de fé e usufrua das bênçãos de Deus.

Esse Deus poderoso se fez carne e habitou entre nós. Vimos que ELE é nossa salvação, é nosso Cristo, é Jesus. E com ele aprendemos a ter vitória perante os mares dessa vida.

Certa vez, o Mestre ordenou que os discípulos entrassem no barco e fossem adiante para a outra banda, enquanto Ele despedia a multidão, foi orar sozinho no monte. Nesse ínterim, o barco dos discípulos foi açoitado pelas ondas, de forma que lutavam para manter a embarcação navegando, quando de longe viram alguém andando sobre as águas, ocasião em que gritaram de medo. Para acalmá-los Jesus disse: Tende bom ânimo, sou eu; não temais.

Depois dessa revelação, Pedro quis ter com o Senhor por cima das águas. Enquanto mantinha os olhos em Cristo, caminhou sobre as águas. Mas quando, sentiu o vento forte, teve medo e começou a afundar, clamando ao Senhor por salvação. E Cristo o salvou, mas disse: “Homem de pequena fé, por que duvidaste?”

Enquanto temos nossos olhos no Senhor, os ventos podem soprar, as águas podem estar tenebrosas, a tempestade pode cair, os céus podem enegrecer, mas Cristo nos sustem, Cristo nos ajuda, Cristo nos dá força, não seremos abalados.

Se Deus está conosco, marchemos, se o mar não se abrir, nós caminharemos sobre as águas. Porque somos mais do que vitoriosos em nome de JESUS.

E um dia, haverá um novo céu e uma nova terra, e o mar não mais existirá, porque estaremos eternamente com o Pai, não haverá mais lágrima, nem pranto, nem clamor, nem dor, porque todas essas coisas já passaram. (AP 21)

AMÉM!


Um comentário:

  1. Ainda vamos contemplar livros com sua autoria. Muito bom, ótimo! Falar das grandezas de Deus sempre é interessante e importante.

    ResponderExcluir