quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Não tema a morte, tema a vida não vivida




Quantas vezes mergulho em um oceano pensamentos. Quantas vezes me perco em um universo de reflexões. Busco o porquê, busco a essência, a razão de tudo.

Qual o sentido da vida? Qual o propósito da existência?

O pôr-do-sol me trás uma certa nostalgia e ao mesmo tempo demonstra o finitude de tudo.

Tudo passa …

Por mais intenso que seja o dia, ele findará! A luz dará lugar à noite … Foi-se embora o sol …Venham estrelas … venha o luar!

Interessante! Talvez essa seja a maior certeza do Ser-Humano! Tudo passa! Heráclito acertou! Não podemos entrar no mesmo rio duas vezes, as aguas passaram, o instante passou, eis o contínuo devir (…)

A maior certeza dessa vida é justamente sua mutabilidade. A regra imutável é a lei da mudança.

“A vida é um sopro”.

 O que seria a morte?

Uma constante para que valorizemos o tesouro da existência.

Não temo a morte. Até agradeço por ela existir. Uma vida eterna nessa materialidade seria, no mínimo, sem graça! A certeza da finitude aguça os meus olhos para tudo! Gosto de observar, gosto de sentir, gosto de analisar … Tenho prazer nisso!

A beleza não está em um eterno verão, mas no passar das estações. Cada uma com seu formosura particular, única!

A semente germina. Olha a plantinha. Árvore se fez. Quanta sombra. Flores. Frutos. Quantos frutos. Madeira. Bela mesa. A beleza vista por diversas fases.

(...)

Amo ver uma pessoa sorrindo. Crianças brincando. Fico admirado com a leveza da borboleta. A canto dos pássaros me encantada. O colorido das flores. A refrescancia do vento. A presença dos meus amigos. O acolhimento de meus pais.

Todo momento é único. Não se repetirá novamente.

Por isso, a vida é uma preciosidade! Um sopro que deve ser muito bem aproveitado. Uma  dádiva.

A vida é um sopro. Um piscar de olhos. Um relâmpago no céu. Uma roda gigante que sobe, mas com certeza desce … Aproveitemos enquanto ainda estamos no ciclo …

“Não tema a morte, tema a vida não vivida”

A vida é tão valorosa que não devemos perder tempo.

Algumas atitudes não convém, alguns sentimentos não são edificantes.


Uma vida não vivida é uma vida sem amor.

Uma vida não vivida é uma vida em solidão.

Uma vida não vida é uma vida sem esperança.

Uma vida não vivida é uma vida sem amigos.

Uma vida não vivida é uma sem sonhos.

Uma vida não vivida é uma vida sem Deus. Se é que podemos chamar de vida.

“Não tema a morte, tema a vida não vivida”

Um comentário:

  1. Essa reflexão refletiu alguma coisa em mim. Um grande abraço, irmão Robson.
    Ev Alexandre Santos

    ResponderExcluir