quinta-feira, 14 de julho de 2011

O GPS do Cristão



Nunca gostei da sensação de estar perdido. Perder o senso de direção gera uma angústia terrível, arritmia cardíaca, queda de pressão, frio na mão, enfim uma grande tensão. As grandes cidades com suas ruas-labirinto me intimidam por sua complexidade. Se você enveredar numa rota equivocada, demandará um longo tempo para retornar ao seu objetivo.

Creio eu, que a vida é um grande aprendizado. E esse aprendizado é tão extenso que algumas lições podem ser aprendidas no trânsito. A sabedoria profunda que inspira o universo está presente em toda matéria, que tenhamos a capacidade de percebê-la.

Há alguns dias atrás, fiz uma comparação interessante. Comparei o trânsito de uma grande cidade com o nosso caminhar existencial. Quando nós saímos de nosso trabalho, ou casa, enfim quando saímos de um ponto de partida, nós temos um objetivo. Queremos chegar a algum lugar.

E para chegar nesse objetivo, temos um trajeto a percorrer. Para objetivos acessíveis, as rotas são mais curtas. Para objetivos difíceis, rotas extensas. De modo geral, todos temos um caminho a percorrer.

Nessa análise, além de termos um objetivo, faz-se necessário que conheçamos o caminho. A falta de conhecimento gerará sofrimento. De nada adianta ter um objetivo, mas não ter os meus de atingi-lo. Não adianta ter um objetivo, mas não lutar por sua concretização.

Nesse ponto retorno ao parágrafo inicial. Nunca gostei de sensação de estar perdido. Para evitar isso, o homem criou a bússola, um instrumento de navegação e orientação baseado em propriedade magnéticas dos metais e do campo magnético terrestre. E ainda contamos, com sistema de posicionamento global, conhecido como GPS (Global Positioning System), que de maneira precisa demonstra o caminho a ser seguido.

A palavra de Deus é a bússola/GPS do cristão. O salmo 119 em seu versículo 105 aduz que “lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho”. Se caminhamos no escuro corremos o risco de cair, mas se há luz podemos desviar dos buracos da estrada da vida. A palavra é a luz que ilumina o nosso caminho.

Geralmente há um caminho certo e diversos caminhos errados. “Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela” (Mateus 7:13). Se entrarmos pelo caminho equivocado, ainda podemos retornar ao caminho certo, contudo isso demandará tempo e esforço.

Recordo-me do princípio da inércia ou princípio da dinâmica (1ª Lei de Newton), se o um corpo não está submetido à ação de forças ou está submetido a um conjunto de forças de resultante nula, não sofrerá variação de velocidade. Logo, se está parado, permanece parado, e se está em movimento, permanece em movimento e a sua velocidade se mantém constante.

Não pretendo explicar física, outrossim faço uma singela comparação. O caminho certo instiga a certeza. O caminho errado instiga o erro.

O Cristão não deve jamais se retirar do caminho da verdade, que é o próprio Cristo. Jesus disse: “Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim” (João 14:6).

Meu objetivo é o pai, minha meta a Nova Jerusalém, meu sonho a ver Deus face a face. E para alcançar esse objetivo/meta/sonho tenho um amigo que me ajuda, tenho um caminho certo e com Jesus NUNCA estarei perdido.

“Este é o caminho, andai por ele.” (Is 30.21).



Nenhum comentário:

Postar um comentário